Tinta Imã

Sobre o magnetismo e a Tinta Imã

Por que alguns imãs seguram até 20 folhas de papel A4 e outras, hum…. bem… apenas uma. E com dificuldade.

  Capítulos:

  • Magnetismo
  • Espessura da camada
  • Melhor magnetismo por uma superfície lisa
  • Folha magnética: magnetismo forte

Magnetismo

Primeiro de tudo: a Tinta Imã não é magnética, ela é ferromagnética. Como o ferro comum. Isso significa que os imãs serão atraídos por ela.

Na própria tinta há uma alta dose de pó de ferro especial. Isso torna a tinta pesada, o que resulta em uma densidade de 2,62 (2,62 kg/litro).

Embora contenha uma alta dose de pó de ferro, a força magnética não pode ser comparada a uma placa de ferro, como a porta de um refrigerador. Isso é porque a quantidade de partículas de ferro por centímetro quadrado na tinta é muito menor do que na placa de ferro. Isso torna a qualidade do magneto decisiva para a força magnética.

Imãs baratos (marrom/preto), como imãs de propaganda destinam-se a ser usados em portas de refrigeradores e funcionam bem com um mínimo de força magnética. Há, no entanto, também imãs marrom/preto de boa qualidade, mas dificilmente podem ser reconhecidos. É por isso que a MagPaint aconselha usar imãs de Neodimio, que podem ser reconhecidos por sua superfície de aço. São feitos do material magnético mais forte.

Esta pode ser a diferença entre um imã que segura apenas uma folha de papel A4 ou 20.

wallmagnets-magnetpaint
Os imãs usados no escritório: mesmo uma calculadora é pendurada para obter mais espaço na mesa (segura na parte inferior por duas tiras magnéticas). Tinta Imã revestida com uma tinta brilhante clara (azul)

Espessura da camada

Nunca use menos de 0,5 litro de Tinta Imã por metro quadrado ou a força magnética diminuirá. ),5 litro resulta em uma espessura de aproximadamente 0,7 mm, que é ideal para imãs. Ao usar imãs de Neodimio a força magnética extra pode ser obtida tornando mais densa a camada de Tinta Imã. Isso porque o Neodimio entra profundamente na tinta enquanto os outros imãs ficam na superfície.

Normalmente a espessura de 0,7 mm é obtida com a aplicação de duas ou três demãos de Tinta Imã. ENTRETANTO… isso depende totalmente da maneira com que você pinta e de que tipo de ferramentas de pintura usa. Algumas pessoas aplicam demãos densas enquanto outras aplicam praticamente qualquer espessura. Também, ao usar um rolo de laca, menos tinta é aplicada do que quando se usa um rolo de pelo longo. Uma demão para resultados magnéticos ideais (0,7 a 1,00mm) pode ser obtida com o uso de pistola de ar comprimido. Leia em “Aplicação” para obter mais informações.

Melhor magnetismo por uma superfície lisa

Os imãs funcionam melhor quando estão o mais próximo do ferro. Uma superfície pintada muito lisa assim resulta em uma força magnética mais forte do que numa superfície pintada de forma grosseira. Com um acabamento mais ásperos, pequenas lacunas diretamente sob o imã enfraquecem a força magnética porque não há ali partículas de ferro.

Há apenas uma coisa que contradiz isso: quando a superfície é acabada com uma tinta escorregadia/muito lisa, como uma tinta de quadro branco, o agarre dos imãs pode ser reduzido. É por isso que os imãs de Neodimio (ferro) devem sempre ser usados em superfícies escorregadias.

Folha magnética: magnetismo forte

O uso mais impressionante da Tinta Imã é em combinação com uma folha magnética: coisas realmente pesadas ou grandes podem ser penduradas na tinta. As folhas magnéticas fazem uso ideal da superfície. O magnetismo é usado ao longo de toda a superfície da folha, e graças à grande superfície, é praticamente impossível o deslizamento da superfície.

Entretanto, a quebra da superfície fica muito fácil e determina o ponto no qual os objetos caem.

Exemplos: